A Minha Experiência com a Leitura

Thursday, April 19, 2018


O post de hoje é mais pessoal - venho falar-vos sobre a minha experiência com a leitura, e como eu comecei a ler. Considero que não é o percurso mais natural, por isso achei que seria interessante partilhar com vocês como surgiu o meu amor pelos livros.

Sempre fui daquelas pessoas que, simplesmente, não têm o hábito de ler, nem têm interesse em fazê-lo. Aliás, eu nem 'obrigada' lia, tanto que só li meia dúzia de páginas (se tanto) dos livros de leitura obrigatória no Ensino Básico e Secundário.

Os meus pais, ao contrário de mim, sempre tiveram o hábito da leitura - a minha mãe mais dedicada à literatura, e o meu pai aos livros temáticos.

Tudo isto mudou a partir do momento em que descobri a comunidade literária online, há cerca de três anos atrás, já com 18 anos. Lembro-me de descobrir o canal da Regan e sentir uma enorme vontade de ler todos os livros que ela mencionava. A partir desta magnífica comunidade literária, fui ganhando curiosidade em relação a certos livros.

Um dia comprei um livro que estava a metade do preço (vocês já sabem onde) - 7 Meses e Meio Para Encontrar um Namorado, de Carolina Aguirre. O título e a sinopse pareceram-me engraçados, por isso resolvi dar-lhe uma oportunidade. Não foi a melhor leitura, até porque só lhe dei duas estrelas, mas gostei o suficiente para querer explorar mais este 'novo mundo'.

O gosto pela leitura veio à superfície quando, num belo dia, passei pela secção dos livros da FNAC e acabei por trazer de lá o Eleanor & Park de Rainbow Rowell, que tinha saído há pouco tempo em Portugal. Penso que não demorei mais de dois dias a lê-lo. Mexeu muito comigo e fez-me chorar baba e ranho, algo inédito para mim. Até hoje, considero-o um dos meus livros preferidos, e é, sem dúvida, o livro que me fez apaixonar pela leitura.

A partir daí, comecei a experimentar ler em inglês, já que tinha um nível avançado na língua e os livros ficavam quase a metade do preço das traduções - o que significava mais leituras, pelo mesmo preço. Fui desenvolvendo uma preferência (que se mantém até hoje) pela leitura em inglês, como já devem ter percebido pela bookshelf tour.

Quase todas as semanas encomendava livros, e a minha colecção foi crescendo. No início, ainda dava vazão aos livros que comprava, mas depois comecei a acumular demasiados. Ainda hoje acumulo demasiados livros, e é por isso que a maioria da minha estante está ainda por ler *pânico*

E foi assim o meu percurso, como foi o vosso?

Espero que tenham gostado do post!
Vemo-nos no próximo

12 comments

  1. Gosto tanto de ler.. é uma coisa que me acompanha desde sempre. Taõ natural como respirar.. onde houber livros terei sempre como me entreter :)

    https://oblogdacamilablog.wordpress.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sinto o mesmo, onde houver livros, estarei feliz! :)
      Beijinhos ♡

      Delete
  2. De facto, não é o percurso mais normal, mas o que interessa é que agora dês um lugar aos livros no teu coração ❤ Eu acho que sempre gostei de ler, escrever e desenhar. Mas ganhei mais gosto pela leitura depois de ver o primeiro filme da série Harry Potter e sentir que precisava de ler os livros. E aproveito para promover o desafio "Jar of Books" do meu blog por uma boa causa! Tira os livros da estante :P beijinho, querida!

    Miss DeBlogger | missdeblogger.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu devorava os filmes da série Harry Potter, e cheguei a comprar um dos livros, mas depois nunca o li :/
      Vou espreitar!! Desafios literários é comigo hehehe
      Beijinhos ♡

      Delete
  3. Gostei de ler o teu percurso, se calhar também faço um post deste género.
    Eu leio desde pequena, mas quando era criança relia os mesmos livros várias vezes, nunca tive o hábito de pedir aos meus pais para me comprarem livros a não ser nos meus anos.
    Durante a adolescência também li, mas menos, foi só quando descobri o blog da Melina (o Serendipity) que (re)descobri a minha paixão por ler. A partir daí comecei a acompanhar blogs literários, canais e contas de Goodreads. Comecei também a ler em Inglês e descobri imensos autores.
    Na faculdade voltei a me apaixonar pelas bibliotecas e hoje em dia leio livros meus, livros da biblioteca e livros emprestados (que entretanto também meti o meu namorado nisto e ele agora tem uma colecção fantástica hehe).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda bem que gostaste! Fico à espera do teu post :)
      O blog da Melina é o meu favorito, muitos dos livros que tenho foram recomendações ou livros que vi nas fotos dela. Temos um gosto relativamente parecido :P
      Eu não tenho o hábito de ir à biblioteca buscar livros (a não ser bibliografia para testes e trabalhos da faculdade), mas é algo que gostava de começar a fazer. Hahaha fizeste tu muito bem, assim tens sempre o que ler! :D
      Beijinhos ♡

      Delete
  4. Sempre gostei de ler. Em pequena lia as séries infantis e juvenis - Uma Aventura, Os Cinco, Clube das Chaves, Triângulo J, etc - e aos 13 anos descobri Jorge Amado. Aos 16 descobri a leitura em inglês, que também me facilitou muito em termos financeiros :) mas ao mesmo tempo fez com que só aos 25 anos pensasse em voltar a ler autores lusófonos e descobrir mais do que se faz por cá ou na nossa língua. Sempre li e reli muito, de há uns anos para cá deixei de reler, há cinco anos comecei a registar opiniões num blog :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu em vez de ler, via a série Uma Aventura religiosamente :P
      De facto, ler em inglês facilita muito financeiramente, mas tem esse problema - a mim também me fez 'ignorar' a nossa literatura
      Gostava de ler Jorge Amado, não conheço a obra dele mas só oiço maravilhas! :D
      Não tenho muito o hábito de reler - só releio as minhas passagens favoritas de tempos a tempos, mas livros inteiros nem por isso.
      Já sigo o blog!
      Beijinhos ♡

      Delete
    2. Eu nunca vi a série :) também já era mais velha quando começou a dar, acho...
      Adoro Jorge Amado! Capitães da Areia, Tieta ou Gabriela são livros excelentes para começar. Recomendo o "Gato Malhado e Andorinha Sinhá" a qualquer pessoa, mas não é muito ilustrativo da obra.
      Muito obrigada! :) beijinhos!

      Delete
    3. Obrigada, quando quiser começar a ler a obra dele, vou ter em conta as tuas recomendações!
      Beijinhos ♡

      Delete
  5. O meu foi um pouco diferente :) sempre gostei de livros desde que era muito (muito) pequenina... comecei a comprar os livros de uma aventura (o Harry Potter só ia chegar décadas depois hehehe) e... pronto... nunca mais parei :) Por isso leio desde que andava na escola primária :) comecei a ler em inglês um pouco tarde, era algo que me apavorava.. mas agora tenho bastante facilidade (e sobram mais euros na carteira tb hehehe)
    Tenho muitos livros e quero sempre mais. Não vejo mal nenhum nisso :) Gosto de ler e do livro como objecto físico.

    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu durante a primária só lia com a minha avó, e eram sempre livros temáticos, sobre a Terra ou sobre os animais. Literatura só muito mais tarde, como referi :D
      Exacto!! Ao início parece que vai ser difícil, mas quando ganhamos experiência já nem queremos ler traduções (que custam o dobro!) :P

      Eu também, e adoro ter muitos livros por onde escolher! Gosto muito da minha biblioteca, e espero que continue a crescer *.*
      Beijinhos ♡

      Delete

no instagram

© Achar o fio à meada. Design by FCD.